Carnaval e Fantasia

01:00:00 LàR Livre à Reflexão 0 Comments

Sargento Pimenta agita o Aterro do Flamengo - Eduardo Naddar / Agência O Globo

O carnaval é espaço no qual muitas pessoas libertam suas fantasias com as máscaras, sem terem que sofrer com a censura oficial, moral, social ou religiosa.
 
O carnaval desvela no palco da vida, as fantasias desde as mais íntimas às mais saudáveis e criativas. Através das máscaras podemos retirar durante o carnaval nossas máscaras sociais coladas ao nosso corpo e à nossa alma.

A fantasia é um sonho acordado. É um dos mecanismos de defesa do ego
. É um processo psíquico em que o indivíduo concebe uma situação em sua mente, que satisfaz uma necessidade ou desejo, que não pode ser satisfeito na vida real.
 
O psicanalista Carl Gustav Jung, ao falar em símbolos nos fala em Persona.
Persona é a forma pela qual nos apresentamos ao mundo. É o carácter que assumimos e através dela nós nos relacionamos com os outros. A Persona inclui nossos papéis sociais, o tipo de roupa que escolhemos para usar e nosso estilo de expressão pessoal. O termo Persona é derivado da palavra latina equivalente a máscara, se refere às máscaras usadas pelos actores no drama grego para dar significado aos papéis que estavam representando. As palavras "pessoa" e "personalidade" também estão relacionadas a este termo.
 
No carnaval, podemos viver despojados da nossa Persona assumindo nossos sonhos e fantasias em pleno.
 
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo”
Fernando Pessoa

Fonte: Consultório de Psicologia

0 comentários: