Direitos Humanos para Humanos Direitos?

15:25:00 Dayane Marins 0 Comments

Muito se ouve falar sobre os Direitos Humanos, também conhecido pela sigla DH. Então, seguem algumas perguntas para você: Você sabe o que são os DH? Você fica feliz ou resistente frente à Declaração Universal de Direitos Humanos? Sabe quem, como e o motivo pelos quais os DH foram criados? Conhece todos os 30 artigos ou somente um ou dois?


Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação. (ONU Brasil)


Talvez você esteja se perguntando: Porque o LàR está abordando este tema? Irei explicar.

Pessoalmente sinto um grande peso ao ouvir e ver algumas coisas, tais como: "Olha lá, querem chamar os DH para aquele vagabundo". Sinto que as pessoas não entendem o que de fato é são os DH, por não conhecerem e só "ouvirem" falar acabam criando uma cápsula formada pelos seus pré-conceitos (sim, escrito dessa forma) que impedem uma compreensão ampla.


Existe um direito que engloba qualquer ser humano, independente de qualquer coisa?

Sim, existe. Acontece que muitas vezes esses direitos não são respeitados.

Mas todos os países são obrigados a cumpri-los?


Não, no vídeo abaixo serão abordadas questões burocráticas que apontam os motivos de não serem cumpridos. Mas estamos aqui propondo uma reflexão que vai um pouco além.

Já pensou por que esses direitos básicos não são cumpridos?

Lucro e Poder. Um dos principais motivos que os DH não são cumpridos. Os ricos ficam mais ricos e os pobres pagam por isso. Seja com trabalho escravo, ira de um presidiário, religiosidade obrigatória, dentre outros.

Essa visão individualista (egocêntrica) de lucro e poder faz com que muitas vezes a gente não olhe para o próximo.


Diariamente os DH são violados em todo o mundo e, consequentemente, os SEUS direitos são violados junto. Já parou para pensar nisso?


Infelizmente, só achei o infográfico em inglês, mas você pode ter acesso nos princípios em português clicando aqui.





Nós podemos e devemos mudar esse quadro!  Como?

Por você! Propague para seus filhos, familiares e amigos o que de fato são os Direitos Humanos e que devemos cumpri-los e não tirar a voz de alguém.


Grite! Lute! Faça com que o mundo seja um lugar melhor!


Estou deixando alguns links e um vídeo. No vídeo abaixo você irá saber mais detalhes desse documento tão importante na humanidade. Confira!
Faça a Diferença!




O que são os DH? http://www.dudh.org.br/definicao/

Declaração Universal de DH: http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf
Vídeos da ONU Br: http://www.dudh.org.br/videos/



0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.