Vamos falar sobre Sexualidade?

00:00:00 Dayane Marins 0 Comments

Próximo ao dia internacional da mulher, uma amiga postou, em sua rede social, um gif no qual dizia para respeitar as mulheres independentemente de sua identidade de gênero e orientação sexual.
Em seus comentários surgiram algumas dúvidas sobre os termos utilizados sobre sexualidade, então, o LàR te convida a discutir esse assunto, em busca de somar conhecimentos, pois só assim os preconceitos são rompidos.



Créditos: By Dot Brauer


ATENÇÃO: 
Há uma infinitude de questões sobre o assunto que não dá para simplificar em "caixinha", mas hoje as "caixinhas" que existem são essas e elas servem para direcionar um olhar. Leia sempre lembrando que a sexualidade tem muitas questões, é muito particular e complexo.

O texto tem o intuito de introdução, ou seja, nesse texto não vamos aprofundar nada em particular.

Não temos o intuito de rotular a todxs e/ou constranger alguém.

Vamos começar!


Sexo biológico  Gênero ≠ Orientação Sexual



Sexo biológico

O sexo biológico possui características internas, como os cromossomos, e externas, como a genitália, para definirmos a nomenclatura sexual biológica da pessoa.
Internamente vai se definir pelos cromossomos apresentados, que são X e Y podendo ser duplicados ou diferentes (XX, XY, XXY...). Essa definição vai ocorrer na fecundação, dizendo o que aquele sujeito vai ser cromossomicamente. Sendo que a formação das gônadas são determinadas por genes que vão estimular a produção de hormônio (masculino ou feminino) na gestação e esses hormônios vão fazer ou não a vontade do cromossomo. Se o bebê tiver cromossomos Y o hormônio enviado deverá ser o masculino e assim formar todo o aparelho reprodutor masculino, assim como se houver a duplicação de cromossomos X, deverá ser o feminino. Mas não é tão mecânico assim, né?


Assim, quando surge um órgão sexual pareado com os cromossomos é definido que a pessoa é biologicamente do sexo masculino ou feminino e no meio dos dois temos os Intersexo/Intersexuais/Intersex que é quando seu sexo não se encaixa na binária.


Gênero


A palavra gênero é uma construção social e tradicional do feminino e masculino, existindo fatores que vão além do sexo biológico, onde engloba questões culturais locais.
Muitas vezes são relacionadas o gênero com o sexo, onde a mulher é feminina e o homem masculino. Sendo assim, muitas vezes, preconceitos são alimentados, onde o contrario (mulher masculina e homem feminino) é visto com rejeição, inclusive usando para inferiorizar, podendo ser usado com relação de poder.
Por mais que haja um movimento para romper com essas construções sociais ainda dá muita resistência em vários lugares, como por exemplo, meninos brincam de carrinhos e meninas de casinhas.

"O gênero é uma forma primária de significar as relações de poder" (Scott, J., 1995)

Identidade de gênero:

Independente do sexo biológico a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se apresenta, ou seja, não necessariamente vai coincidir com o sexo biológico e sim um identificação. Ela pode ter um sexo biológico masculino e se apresentar como homem, mas pode ser homem e se identificar como mulher.

Para esclarecer dúvidas pertinentes:

Cisgênero são pessoas que se identificam e se expressa com o gênero que nasceu.

Transgênero são pessoas que sua expressão de gênero e/ou identidade de gênero é diferente daquelas atribuídas ao gênero que nasceu.

Intergênero são pessoas que estão entre os dois gêneros ou na combinação deles.

Bigênero são pessoas que oscila entre os gêneros feminino e masculino.

Gênero Fluído são pessoas que a identificação e/ou a expressão de gênero muda ou oscila.

Pangênero são pessoas que se identificam com todos os gêneros, identidades ou expressões de gênero.

Poligênero são pessoas que se identificam com vários gêneros, identidades ou expressões de gênero.

Os transexuais são transgêneros que sentem necessidade de readequação ao seu sexo biológico para o sexo oposto.

As travestis são transgêneros podem fazer adequações no corpo, entretanto não sentem necessidade de uma cirurgia para alterar o sexo biológico.


*Sempre pergunte o pronome que a pessoa deseja que se refira a ela.

     

Expressão de gênero:

É como você vai se demonstrar perante a sociedade, com o seu modo de vestir, comportar, interagir. Isso independe do seu sexo, identidade de gênero e/ou orientação afeto-sexual.


Orientação Sexual:

A orientação sexual é muitas vezes confundida com a identidade de gênero, cabe ressaltar que são coisa diferentes. A orientação afetiva-sexual é o desejo ou a atração física que você sente por alguém, que pode ter o mesmo sexo que você ou não.Vou citar algumas possibilidades de orientações, para facilitar o entendimento.

Assexual: Pessoas que não sentem atração sexual por outros.

Homossexual: Pessoas que sentem atração sexual por pessoas do mesmo sexo.

Heterossexual: Pessoas que sentem atração sexual por pessoas do sexo oposto.

Bissexual: Pessoas que sentem atração sexual por pessoas do sexo oposto e do mesmo sexo.

Pansexual: Pessoas que sentem atração sexual por pessoas do sexo oposto e do mesmo sexo ou também por pessoas que não se sentem identificadas com o seu gênero, incluindo intersexo.  

Mas onde as Drag Queens e os Drag Kings se encaixam?

As Drag Queens e os Drag Kings são artistas que através do seu corpo, interpretam personagens que podem se transformar como quiser. 

*Cabe ressaltar que alguns autores veem drag de formas diferentes, podendo ser enquadradas em identidade de gênero ou em expressão de gênero.


Uma reflexão para deixar para vocês:

Lembre-se que seus preconceitos podem acabar com uma vida, todxs merecem respeito e mais do que isso, somos pessoas e possuímos sentimentos. Então ame, sem hipocrisia, como sempre me falaram "o que seria do amarelo se todos gostassem de azul?" a diversidade é mais bonita que esse mundo preto-branco.


Bom, galerx, espero ter esclarecido algumas dúvidas, fica aqui embaixo um resumo do texto de hoje e gostaria de agradecer ao nosso amigo Luciano Soares pela contribuição nesse texto.

Boa semana e até mais!


0 comentários: