Sobre Constelação Familiar

00:00:00 LàR Livre à Reflexão 0 Comments


Trata-se de um método de acessar o inconsciente pessoal e coletivo através de procedimentos em grupos terapêuticos desenvolvida por Bert Hellinger, filósofo e terapeuta alemão, hoje com 85 anos. Deu o nome de Constelação Familiar (desde 1980), depois de Movimentos da Alma e agora chamando sua técnica de Movimento do Espírito.

Considera seu método fenomenológico por não se basear na interpretação das conclusões, mas em “ver” algo acontecendo.

Através de uma frase-tema e um mínimo de informação sobre o cliente a condução do trabalho desencadeia no ambiente do grupo coisas extraordinárias. Na Constelação o grupo é conectado a favor da “alma“ do cliente. Os temas-conflito revelam no desenrolar da Constelação aprendizados que servem à atuação de profissionais das mais diversas áreas principalmente médicos, terapeutas, advogados de família e juízes.

Hellinger  identificou que cada clã familiar através de gerações, segue o que denominou de “ordens do amor na família”,  que são necessárias e repetidas ao longo dos anos, a saber: o pertencimento, a hierarquia e o equilíbrio. Essas três ordens em ação nos clãs, através de gerações, exigem coesão e sobrevivência.

A Constelação familiar é um modo terapêutico que busca impulsionar uma ação de “ordem” no clã, pois mostra qual o lugar de cada um. Não se trata de ditame, coerção nem de estabelecimento de regras fixas, mas sempre será com amor profundo. Cada um junto com seu clã. Exerce uma profunda mudança no padrão “oculto” do cliente e que o faz sofrer. O método recoloca o amor de cada membro da família no seu lugar e por isso tira um peso da alma de quem carrega funções que não lhe competem na hierarquia. Os ancestrais, na Constelação, reconquistam o seu lugar e liberam os familiares posteriores para viver o mundo.

Um sistema, só se modifica através de uma ação externa, e a Constelação propicia o início dessa ação, tendo como base o amor e a percepção de algo significativo. Uma constelação familiar revela os vínculos de destino.

O trabalho realiza-se em uma única sessão e seu resultado aparece imediatamente na consciência do cliente determinando uma mudança imediata da percepção do tema do conflito. Pode ser realizada em grupo ou no consultório – individual.


Fonte: Cuore

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.